Vitória em São Januário e São Paulo Fora do Z-4: ‘Muricybol’ Já Começa a Cumprir Sua Missão

gol rodrigo caio vasco 0x2 sao paulo

Rodrigo Caio comemora o primeiro gol do São Paulo em São Januário.

A formação que Muricy Ramalho mandou a campo em São Januário foi até corajosa. Não posicionou Rodrigo Caio como terceiro zagueiro, já que o Vasco tinha apenas André no centro do ataque contra Antonio Carlos e Rafael Tolói e Willie e Marlone abertos. Do jovem volante para frente, Maicon e Ganso no meio, Jadson novamente aberto à direita, Luis Fabiano como referência e Osvaldo espetado pela esquerda.

Na prática, porém, o princípio do que se convencionou chamar de “Muricybol” não mudou: minimizar erros, marcar de forma organizada e ofensivamente aguardar a jogada aérea com bola parada ou rolando, o lampejo do craque ou o erro do adversário.

O Vasco errou. No primeiro tempo, por não qualificar a saída de bola com os laterais Fágner e Yotún e os volantes Abuda e Fillipe Souto. Dorival Júnior já pediu insistentemente que o time não dependa do recuo de Juninho para articular.

No São Paulo, escalação ofensiva mas proposta pragmática; Vasco obrigando Juninho a recuar para compensar volantes sem qualidade e laterais marcados.

No São Paulo, escalação ofensiva mas proposta pragmática; Vasco obrigando Juninho a recuar para compensar volantes sem qualidade e laterais marcados.

Sem solução, o técnico extrapolou no segundo tempo: sacou volantes e Willie, colocou Reginaldo, Tenório e Dakson e fez Juninho municiar os cinco jogadores mais ofensivos desde a intermediária. Uma espécie de “regista”, como Pirlo na Juventus e na seleção italiana. Mas com orquestra mais que desafinada.

E que fez o que Muricy esperava. Ofensivamente, 40 passes errados, 11 finalizações longe da meta de Ceni e 52 bolas perdidas. Na defesa, apesar da impulsão e da bela cabeçada de Rodrigo Caio, a falha coletiva em cobrança de escanteio foi fatal no gol do primeiro tempo. E na segunda etapa a saída do goleiro Diogo Silva foi grotesca e facilitou o toque de Antonio Carlos. Dois a zero.

campo 2 vasco 0x2 sao paulo

No segundo tempo, Vasco empilhou atacantes e seguiu dependendo do ‘regista’ Juninho; time de Muricy esperou o erro do rival e definiu a vitória.

Em disputa de baixo nível técnico, o São Paulo jogou futebol simples e pragmático. Mais avançado, Ganso ainda sofre com a lentidão. Mas já é mais participativo. Maicon colabora no combate e os laterais Paulo Miranda e Reinaldo apoiam alternadamente e com segurança.

A recomposição é rápida e só deixa Luis Fabiano à frente. Osvaldo esqueceu seu futebol na seleção brasileira e o treinador foi correto ao tirá-lo já no intervalo para a entrada de Welliton, que compôs melhor pela esquerda. No final, para administrar e acelerar o contragolpe, trocou Jadson e Luis Fabiano por Fabricio e Aloisio. Erro mínimo. Típico.

Vasco na zona de rebaixamento, tricolor paulista fora. Errando menos, será difícil voltar. E o “Muricybol” vai cumprindo sua missão.

Via Olho Tático

***(*) ******(*)

5 Respostas to “Vitória em São Januário e São Paulo Fora do Z-4: ‘Muricybol’ Já Começa a Cumprir Sua Missão”

  1. Edu Tricolor Says:

    O Muricy é foda mesmo cara.
    Quanta diferença com ele.

  2. Franklin Says:

    Minimizando erros, marcando forte e usando as bolas aéreas.
    Pra quem não pode mais perder, acho perfeito.

  3. Alemão Says:

    O Muricy conhece.
    Discípulo de Telê, acho bom o São Paulo preparar outro como fez com ele para o futuro.

  4. Tri-Mundial Says:

    Muricybol funciona porque vence.
    Quando começar a perder e espero que demore a acontecer, os imbecis das arquibancadas vão vaiar.
    Tem gente no Morumbi, desafeto do Muricy que adora quando isso acontece.
    Nem precisa falar o nome né ?

  5. Jorge Tri-Hexa Says:

    Apesar da sacanagem que fizeram com o Autuori, foi o melhor parra o tricolor.
    O Muricy conhece muito mais de futebol e além disso, ele tira mais dos jogadores.
    Mas ainda precisa ganhar mais jogos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: