1977 – São Paulo Campeão Brasileiro

1977 Vamos fazer de novoComeçado o jogo, o que se via era um Atlético nervoso, esbarrando na implacável marcação são-paulina enquanto  o São Paulo, sempre nos contra-ataques, levava perigo à meta adversária. As melhores chances do primeiro tempo foram do São Paulo , com Viana cabeceando e obrigando João Leite a fazer grande defesa e com Getúlio cobrando uma perigosa falta em que a bola passou raspando na trave.

No segundo tempo, os dois times têm chances melhores: chute de Paulo Isidoro que culmina em boa defesa de Waldir Perez; Viana disparando na trave atleticana. Assim foi até o fim do tempo regulamentar; o Atlético tentando jogar e o São Paulo não deixando jogar.

Na prorrogação o quadro não se alterou. O empate em 0x0 estava de bom tamanho para nós.

Logo no comecinho do tempo-extra, Chicão cabeceia, a bola vence João Leite, mas encontra Márcio, que, em cima da linha salva os mineiros. Faltando 4 minutos para o encerramento da prorrogação, depois de dividir com Neca, o atleticano Ângelo vai ao solo. Pensando que o adversário estava praticando antijogo, Chicão vai lá e dá um pisão no seu tornozelo, mas bem de leve, mostrando àqueles moleques desmamados do adversário que aquele era um jogo para homens.

Foi o suficiente para Chicão, nos dias subsequentes, ser tratado como vilão em Belo Horizonte, principalmente pelos torcedores e dirigentes atleticanos.

Pura demagogia.

Pouco mais de um ano depois, advinha quem o Atlético contratou junto ao São Paulo ? Sim, Chicão ! E para o lugar de quem ? Sim, de Ângelo !E a sua contratação foi cantada em prosa e verso pelos mesmo atleticanos que outrora o chamaram de covarde.

Termina a prorrogação. Vêm os penaltis. Apesar da superioridade são-paulina, fartamente demonstrada no decorrer do jogo, não conseguimos transformá-la em gols.

Na primeira cobrança, o nosso lateral Getúlio, que foi muito bem nos 120 minutos, desperdiça e joga nas mãos de João Leite. Ziza cobra e converte, 1×0 para eles. Peres marca o seu:1×1. Alves também converte, 2×1.É a vez de Chicão. Ele vai para marca, mas escorrega e a bola vai tranquila na direção de João Leite. O título está praticamente perdido, até que Waldir Peres entra em ação.

Quando Joãozinho Paulista se dirige para sua cobrança, Waldir o provoca, mexe com ele, que acabou chutando por cima. Antenor empata para o São Paulo, 2×2. Agora é Cerezo, e novamente Waldir caminha, diz que Toninho está nervoso demais. Cerezo chuta para fora. Bezerra bate e converte, 3×2.

Falta um penalti para o fim da primeira série , cobrança que caberia ao zagueiro Márcio , o mesmo Márcio que salvou um gol certo de Chicão na prorrogação. Waldir vai até ele , passa a mão em seu traseiro, diz que vai errar… e não é que isso acontece mesmo ? Márcio isola a bola, o São Paulo conquista o seu primeiro título nacional, provando, uma vez mais que para vencer uma decisão é necessário um time de homens, não de meninos.

A taça de 77 fica em boas mãos, em muito boas mãos.

Tantos favoritos e o caneco vai para o Morumbi. Definitivamente, estes especialistas não entendem nada.

Trecho do livro: São Paulo, Dentre os Grandes és o Primeiro – Conrado Giacomini, páginas 158 a 161

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG (2) 0 X 0 (3) SÃO PAULO

Campeonato Brasileiro (1977)
Final – Partida Única
Data: 05/03/1978
Local: Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão (Belo Horizonte/MG)
Público: 102.974
Renda: CR$ 6.857.080,00
Arbitragem: Arnaldo David Cezar Coelho (ARB).
Pênaltis: Ziza e Alves (CAM); Peres, Antenor e Bezerra (SPFC).

Atlético Mineiro
João Leite; Alves, Márcio, Vantuir e Valdemir; Toninho Cerezo, Ângelo e Marcelo (Paulo Isidoro); Serginho, Caio Cambalhota (Joãozinho Paulista) e Ziza. Técnico: Barbatana

São Paulo FC
Waldir Peres; Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor; Chicão, Teodoro (Peres) e Darío Pereyra; Zé Sérgio, Mirandinha e Viana (Neca). Técnico: Rubens Minelli

Via Baú do São Paulo

Partida Completa e penaltis

.

***(*) ******(*)

Nós vamos conseguir. De novo.

Anúncios

7 Respostas to “1977 – São Paulo Campeão Brasileiro”

  1. Edu Tricolor Says:

    Ainda não li este livro.
    Quem vai gostar disso é o meu pai, vou mostrar pra ele.
    Vamos fazer de novo.
    _X_

    Lina: Leia, não vai se arrepender.

  2. luchetta Says:

    Lina, já tô meio velhinho e às vezes me confundo.
    Mas o tal pisão não houve. Foi uma pilantragem (mais uma) da ‘grobo’ para o Chicão não ir na Copa de 78.
    Posso estar enganado, mas tem um video que mostra que o Chicão não pisou no Angelo.
    Novamente, estou velhinho e posso ter me confundido.
    Abraço,

    Lina: Eu naum sabia dessa, pra mim tinha pisado,,rs. Cadê o vídeo, manda ai. Valew.

    • luchetta Says:

      Mas esse é o problema. Lembro de ter visto um vídeo em que o Chicão passa ao lado do Angelo. A ‘grobo’ fez uma maracutaia, em câmera lenta, que parecia haver o pisão.
      Mas, pensa comigo; se o cara estava com a perna quebrada e sofre um pisão em cima, daria pulos de dor. Já quebrei a perna, dói praca.
      A cariocada já tinha tirado o Serginho daquela copa. aí partiram pra cima do Chicão.
      (O Chulapa pegou14 meses de suspensão por chutar o bandeira. Pegou de raspão, hehe. Essa mulecada pega no pé do Luis. Se você hoje, era perigoso de o maior artilheiro de nossa história ter ido embora muito antes),
      Não deu certo. Chicão foi pra Copa e quando o pau comeu, contra a Argentina, Coutinho foi obrigado a deixar a panelinha de lado e colocá-lo.
      Tem até uma história legal: Coutinho perguntou se estava preparado e ele;”Preparado? Difícil é jogar contra o XV em Piracicaba, isso aqui é moleza”. Chicão entrou e arrebentou com o jogo.
      Abraço,

      Lina: Quer dizer que tv lixo sempre foi esta coisa asquerosa e manipuladora ? Nojo eterno destes caras. Não sei como tem gente que se diz torcedor do clube e ainda tem contato com esta gente…

      • luchetta Says:

        Esqueci: nem foi no dia do jogo que passou o tal lance, foi jornal nacional, durante a semana, e dissseram que foi o Chicão que quebrou a perna do Angelo por causa do pisão. Tiveram que fazer esta artimanha para a coisa colar.

        Lina: Eu tenho uma teoria sobre esta emissora. Todo mundo sabe que foi a Time-Life que investiu ali. A partir de 64, depois do golpe, os yankees imperialistas precisavam de uma máquina de educação em massa, pra tirar do povo o tal comunismo. Usaram a emissora pra fazer o trabalho do IBAD. Sempre manipulando o povo brasileiro, eles são experts nisto…

  3. Everaldo Says:

    Chicão monstro.
    Olha a cara dele de bom menino.
    Kkkkkkkkkkkk

    Tem sempre que ter uns malucos no time. Esse negócio de “perfil” do São Paulo é uma das maiores bobagens que inventaram.

  4. Felipe 6-3-3 Says:

    Waldir Peres, este foi um mito também.

    Lina: Sarrista, brincalhão. A pressão dele funcionou… rsrs

  5. ROBERTO DIAS 1935 Says:

    O SÃO PAULINHO F.C DE SANTA ROSA DO VITERBO !

    PARABÉNS JUVENAL JUVENCIO E SUA DIRETORIA QUE POR HONRA AO MÉRITO PARA SEMPRE SERÁ LEMBRADA COMO A MAIS PERDEDORA DAS GESTÕES DA HISTORIA DO CLUBE MAIS VENCEDOR DO BRASIL E POR EXPOR O MAIOR DE TODOS OS IDOLOS DA HISTORIA DO CLUBE A UMA APOSENTADORIA TÃO VEXATÓRIA.

    2006 – ELIMINADO LIBERTADORES (INTER RS)2007 – ELIMINADO PAULISTA (SÃO CAETANO)2007 – ELIMINADO COPA SUL-AMERICANA (MILLIONARIOS)2007 – ELIMINADO LIBERTADORES (GRÊMIO)2008 – ELIMINADO PAULISTA (PALMEIRAS)2008 – ELIMINADO LIBERTADORES (FLUMINENSE)2009 – ELIMINADO PAULISTA (CORINTHIANS)2009 – ELIMINADO LIBERTADORES (CRUZEIRO)2010 – ELIMINADO PAULISTA (SANTOS)2010 – ELIMINADO LIBERTADORES (INTER RS)2011 – ELIMINADO PAULISTA (SANTOS)2011 – ELIMINADO COPA DO BRASIL (AVAÍ – SC)2011 – ELIMINADO COPA SULAMERICANA (LIBERTAD – PAR)2012 – ELIMINADO PAULISTA (SANTOS)2012 – ELIMINADO COPA DO BRASIL (CORITIBA) 2006 – ELIMINADO LIBERTADORES (INTER RS)2007 – ELIMINADO PAULISTA (SÃO CAETANO)2007 – ELIMINADO COPA SUL-AMERICANA (MILLIONARIOS)2007 – ELIMINADO LIBERTADORES (GRÊMIO)2008 – ELIMINADO PAULISTA (PALMEIRAS)2008 – ELIMINADO LIBERTADORES (FLUMINENSE)2009 – ELIMINADO PAULISTA (CORINTHIANS)2009 – ELIMINADO LIBERTADORES (CRUZEIRO)2010 – ELIMINADO PAULISTA (SANTOS)2010 – ELIMINADO LIBERTADORES (INTER RS)2011 – ELIMINADO PAULISTA (SANTOS)2011 – ELIMINADO COPA DO BRASIL (AVAÍ – SC)2011 – ELIMINADO COPA SULAMERICANA (LIBERTAD – PAR)2012 – ELIMINADO PAULISTA (SANTOS)2012 – ELIMINADO COPA DO BRASIL (CORITIBA)-2013 ELIMINADO DO PAULISTA(sccp)-2013 ELIMINADO DA LIBERTADORES (CAM)

    Lina: Dias, calma ai que eu tô fazendo o post do jogo. rsrsrsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: