O Editorial da Traffic

Salve Soberania !

Eu estava escrevendo algo a respeito de uma matéria do Diário de São Paulo intitulada: “O Maior Inimigo do São Paulo”, quando encontrei o texto abaixo.

Por ser relevante e me poupar o trabalho de escrever a respeito – até porque concordo totalmente com o seu teor – compartilho com os amigos do blog.

Saudações Tricolores

***

Ninguém viu, mas saiu um editorial do jornal Diário de São Paulo sobre o SPFC no domingo. O jornal é pequeno e o leitor padrão não perde tempo com essas primeiras páginas cheias de bobagens políticas, mas acabou caindo num clipping e tive a oportunidade de me irritar com ele. A ideia de escrever este texto não é de elogiar o atual presidente, apenas destruir os argumentos ridículos apresentados no texto do J Hawilla.

Ele começa desconstruindo a entrevista que o Rogério deu na semana passada. O teor da entrevista era sobre a gastança de dinheiro público pela cbf, partidos políticos, governos das 3 esferas e beneficiando apenas um clube e uma construtora – e que não valia a pena pra eles a escolha de um estádio que já está praticamente pronto pro evento, já que não daria pra repartir muita coisa entre eles.

Em dado momento da entrevista, ele diz que isso não ia rolar porque o São Paulo é honesto.

O editorial argumenta que a história é bem diferente, caro goleiro, e termina seu primeiro parágrafo dizendo que toda essa gastança pública – 1 bilhão e pouco pra fazer um estádio – só está acontecendo porque o Presidente Juvenal Juvêncio é arrogante. Veja só, a decisão toda sobre um investimento que vai girar (segundo chute da prefeitura) 4.7 bilhões de reais foi decidido por termos um executivo arrogante no nosso organograma. Critérios profissionais tão inocentes costumam me assustar.

Antes de terminar o parágrafo, uma analogia bizarra se torna piada não intencional: “Juvenal quer ser mais realista que o rei”- como alertado pelo Pedro Obliziner, não custa avisar o Editor do periódico que “realeza” (rex, no latim) e “realidade” (realitas) possuem origens distintas.

O texto passa, então, a criticar o atual presidente do Clube. Com termos que chegam a “se acha a última bolacha do pacote”, lembra cartinhas que adolescentes trocam no intervalo do colégio. Reclama da postura do Clube, personificado no seu Presidente, de achar que todos estavam errados: cbf, fpf, corin, fifa e globo. Vale lembrar:

cbf: lembra da atuação do stjd nas últimas rodadas de 2009? Enfraquecendo o time com atitudes inconstitucionais, para salvar um campeonato que para a globo estava perdendo audiência com apenas um vencedor? Lembra do argumento da suspensão por 3 jogos do Dagoberto? “Ele riu quando deu o carrinho” – O cara foi expulso do campeonato porque tem – com o perdão do trocadilho – pés de galinha!

E o fato da cbf ter um candidato na eleição da entidade independente dos clubes, para destruir qualquer chance de criação de Liga e baratear os direitos de TV?

Para tudo isso, usou o presidente de outro clube, que reclamou com total apoio da imprensa da reciprocidade de tratamento em venda de ingressos em semana de eleição?
O cara incitou violência (‘vamos comprar outros setores e, se tiver briga, a culpa é do SPFC’); ódio (‘meu objetivo é tirar o Morumbi da copa’); fez troça em eventos com a imprensa, negócios espúrios, contratação de 105 jogadores em apenas um ano – e ser elogiado diariamente como um EXEMPLO de gestão? O pior é que tem até são-paulino que cai nessa!

O fato da cbf+fifa vetarem o Morumbi por questões técnicas, como a ideia de usar arquibancadas móveis – e elas serão utilizadas (com dinheiro do estado de SP) no novo estádio – merece elogios da cúpula Tricolor por terem revisto um item que ocorrera nos campos dos últimos Mundiais?

E a pobre fpf, que não recebe o São Paulo em seus eventos – atitude extremamente arrogante do Clube, que se revoltou depois do apoio do seu presidente ao clube local no caso do vestiário empesteado com gás de pimenta em uma partida e pela denúncia completamente infundada de que um de seus membros fundadores teria comprado o árbitro da partida final por R$ 400 no campeonato Brasileiro de 2008? O cara queria melar um campeonato inteiro por causa de dois ingressos pra ver a Madonna! O Saddam foi enforcado por muito menos!

Uma coisa o editorial tem razão: o São Paulo se prejudicou por causa disso. Por manter-se distante da patota que recebe o dinheiro adiantado das cotas de TV, ficando com o rabo preso com as entidades acima.

Equivoca-se ao dizer que os “conselheiros e sócios acham que o Juvenal dá prejuízo ao clube” – foram 7 votos para o candidato contrário na última eleição. Atrapalha-se ao comparar os ‘interesses pessoais’ do Presidente – caso repetido como ditadura por aí – com a “elegância do mandatário Henri Aydar” – que também ficou mais tempo do que o estipulado no Estatuto do Clube. Não estou aqui julgando a atitude do Juvenal – só o erro da comparação.

Culpa o Presidente pela existência do “fielzão” (nome que não é utilizado por aí, exceto em textos promocionais do estádio – deve ter saído por engano). Diz que a DESOCUPAÇÃO do Morumbi será AINDA MAIOR quando os estádios das outras equipes paulistanas estiverem prontas. Perderemos dois clássicos entre eles, hoje em Presidente Prudente e a final do campeonato paulista, é isso?

Valeria para o Paul McCartney tocar para 40 mil pessoas, se pôde tocar na atual maior Arena do país, para 90 mil por noite? O U2? As outras arenas devem disputar espaço com o Canindé, que teve Jonas Brothers em decadência outro dia. Não por desmerecimento dos estádios – apenas porque não gerariam tanto lucro em um lugar MUITO MAIS AMPLO – simples.

Termina o texto com uma frase tão parcial e raivosa que parece até que foi roubada deste blog: “O Morumbi, palco dos grandes confrontos e dos maiores artistas do mundo, está se apequenando diante do tamanho da arrogância e do ego de seu presidente.”

Com todo o anel inferior reformado, grandes banheiros, restaurantes, lojas, camarotes, conforto e outras frescuras de primeiro mundo, gramado perfeito e elogiado por rivais em todas as estações do ano – e a modernização subindo para os outros setores, cobertura e metrô na porta – vocês acham mesmo que o Morumbi vai “desaparecer?”

Via Creio em São Paulo

Relacionados

O Maior Inimigo do SPFC

Honestidade do São Paulo tirou Morumbi da Copa, diz Rogério Ceni

***(*) ******(*)

Anúncios

13 Respostas to “O Editorial da Traffic”

  1. Marcelo Abdul Says:

    O nome da pessoa que escreveu o editorial do jornal Diário de São Paulo já fala por si, Não é necessário dizer mais nada.

    Os cães ladram e a caravana não pára!

    Lina: Pois é…

  2. Papito Says:

    Alguém disse certa vez:
    Inveja não tem fim, felicidade sim.

  3. Radar Soberano Says:

    Ministério Público pode pedir fim de clássicos em Prudente

    A confusão entre palmeirenses e policiais militares no último domingo, em Presidente Prudente, com dois torcedores feridos à bala, ameaça a realização de clássicos na cidade do interior. O Ministério Público paulista estuda o caso e pode recomendar que não haja mais jogos lá por questões de segurança.

    O MP analisará se deve tentar impedir os confrontos entre os grandes em Prudente ou até mesmo em todas as cidades do interior. Há uma corrente no órgão que acredita que o consumidor está sendo prejudicado com os jogos fora da capital. Principalmente, em relação à segurança.

    Informalmente, membros do MP afirmam que o episódio de domingo mostrou a falta de preparo da PM da região de Prudente para cuidar de grandes jogos, como Palmeiras x Corinthians. A principal falha teria sido policiais usarem arma de fogo durante o tumulto. O Ministério Público tem indícios de que os torcedores foram atingidos por munição de pistola ponto quarenta, usada pela PM.

    Quem defende os clássicos somente na capital afirma que apenas o Segundo Batalhão de Choque da PM paulistana tem preparo para lidar com os torcedores. O MP também deve acompanhar as investigações feitas pela polícia sobre o incidente no interior.

    O veto aos jogos no interior, porém, é polêmico. “Seria prematuro dizer que a Polícia Militar de Prudente não tem condições de garantir a segurança dos torcedores. Precisamos ver quais são os elementos que a promotoria criminal na cidade vai levantar”, afirmou Roberto Senise, promotor da Defesa do Consumidor.

    por Perrone às 16:31

  4. Henrique Soberano Says:

    Quem escreveu isso ?
    No blog não tem o nome do autor.

    Lina: Também não sei.

  5. Papito Says:

    O SPFC incomoda demais.
    É muita grandeza num pais onde reina a mediocriadade.

    Lina: A máfia quer acabar com o Tricolor mais lindo do mundo.

  6. Guedes Says:

    Só não entendi a relação que o editorial do jornal tem com a Traffic.
    Não podia ser algum gambá ?

    Lina: Poderia.

    • fabio Says:

      o dono do jornal é o J Hawilla – também dono da Traffic. A relação com a cbf é intensa, eles são amigos pessoais e a Traffic é responsável pela transmissão de diversos campeonatos.

      Se, por um lado, a empresa tem jogadores em quase todas as equipes, por outro lado, a relação dela com o SPFC é de entuchar o Fernandinho e o Xandão.

      ps: desculpa – não tinha me apresentado – o tumblr é meu 🙂

      Lina: Agora tá explicado, obrigado Fábio ! Abraços _X_

  7. Marcos Tricolor Says:

    Lina, estes aqui enchem o saco com pedido de adiamento de jogos, o quarto.

    http://espn.estadao.com.br/brasileiro/noticia/211891_VIDEO+PARA+PVC+ADIAMENTO+DE+JOGO+DO+SANTOS+DA+IMPRESSAO+DE+QUE+TIME+E+PRIVILEGIADO#video

    Lina: Que beleza…

  8. joaodacaixa Says:

    Esse jornaleco aí pertence às Organizações Globo, sócia da CBF(Ricardo Teixeira) no campeonato brasileiro. Não se pode esperar outra coisa dessa gente.

    Lina: Tudo faz sentido agora, valew João !

  9. Finorio Says:

    Quer dizer que o jornaleco é da Globo/Traffic ?
    E tiveram a moral de fazer um editorial falando do rival ?
    kkkkkkkkkkk

    Tem que rir.

    Lina: Pois é pra rir mesmo.

  10. fabio Says:

    só pra complementar: ele era o antigo Diário Popular (tinha até esquecido). Virou Diário de S. Paulo quando a Globo assumiu e vendeu no final de 2009 pra Traffic.

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,j-hawilla-compra-o-diario-de-s-paulo,451353,0.htm

    A Traffic tem parceria com a globo em canais de tv do interior e também é responsável pelos direitos de tv da Copa do Brasil e das Eliminatórias da Copa do mundo… http://www.traffic.com.br/tv_rights_sponsorship/

    animal!

    Lina: Que beleza. Tá tudo em casa então. Tudo entre amigos…

  11. Jorge Tri-Hexa Says:

    O jornal é da Traffic ?
    Nunca mais vou chegar nem perto.

    Lina: Faz bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: