Mais Uma Vez, Surge no Rio Uma Mobilização Popular Contra a Corrupção. Desta Vez, Disseminada Pela Internet. Agora, Pode Dar Certo.

Carlos Newton

As tentativas anteriores de mobilização popular contra a corrupção e a impunidade não deram certo, infelizmente. Na esteira da série de escândalos que acaba de derrubar mais um ministro do governo (o quarto, em dois meses e meio), um grupo de cariocas está usando a internet para organizar um ato contra a corrupção, dia 20 de setembro, das 17h às 20h, na Cinelândia, o chamado “ponto político” do centro do Rio de Janeiro.

O movimento é denominado “Todos Juntos Contra a Corrupção” e não tem conotação partidária. Uma das coordenadoras, Cristine Maza, diretora de uma empresa de cenografia, contou ao repórter Emanuel Alencar, de O Globo, que a articulação começou há duas semanas, na rede social, pelo Facebook.

“A gente discutia na rede o porquê de não existir um movimento organizado contra a corrupção e a impunidade. Amigos embarcaram na ideia, as pessoas começaram a espalhar, virou uma loucura . Já fizemos duas reuniões, em bares”, disse Cristine, acrescentando que até quinta-feira 460 pessoas já confirmaram presença no ato.

Ela disse que a escolha do local foi criteriosa: “Queríamos evitar batuque e oba-oba, por isso não escolhemos a orla para a manifestação. O movimento é completamente apartidário. Vamos disponibilizar o logotipo do grupo para que os interessados possam chupar da internet e façam seus cartazes e camisetas. Todo o dinheiro investido sairá de nossos bolsos”.

Ainda de acordo com a empresária, o grupo chama a atenção pela diversidade. “São jovens, adultos, de diversas ocupações. Não dá para identificar um perfil de quem está aderindo ao movimento. Mas é claro que queremos participação maciça de jovens. Eles são a base dessa mudança. Eles precisam achar que não é bacana se corromper, que o bacana é ser honesto”, assinala.

***
ABI APOIA O MOVIMENTO

Um dos entusiastas da frente anticorrupção lançada no Senado, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, disse ao repórter Manuel Alencar ser fundamental que o movimento ganhe as ruas para conquistar legitimidade.

“Os que defendem interesses escusos estão encastelados. Não é fácil vencê-los. Para que a frente tenha êxito, é fundamental o apoio da população, como aconteceu no caso da Lei da Ficha Limpa. O Congresso teve que recuar e aprovar a lei depois da mobilização das ruas”, afirmou, dizendo estar otimista com o movimento, que, segundo avaliou, caminhará paralelamente a uma CPI da Corrupção, que os partidos oposicionistas ainda não conseguiram formar.

“Mas nosso grupo não tem o componente político-partidário da CPI”, ressalvou, lembrando a histórica atuação da entidade, no passado recente: “A ABI teve papel fundamental no processo de impeachment de Collor, por exemplo”.

O entusiasmo dos organizadores do movimento tem procêdencia. A internet é o mais democrático instrumento de mobilização política. Com o uso das redes sociais, este país tem realmente chances de recuperar a dignidade e se encontrar com o grandioso futuro que o aguarda. Vamos  torcer e colaborar para dar certo.

Via Tribuna da Internet

***(*) ******(*)

Nota: Segue link do Facebook para os que quiserem aderir ao movimento. http://www.facebook.com/event.php?eid=130744290352035

Anúncios

3 Respostas to “Mais Uma Vez, Surge no Rio Uma Mobilização Popular Contra a Corrupção. Desta Vez, Disseminada Pela Internet. Agora, Pode Dar Certo.”

  1. Jorge Tri-Hexa Says:

    Vontade o povo tem, mas até onde vai ?

  2. Finorio Says:

    Eu não tenho esse trem de facebook mas apóio qualquer iniciativa contra a corrupção.

  3. Marcelo Abdul Says:

    Bela iniciativa. Já passou da hora de marcharmos contra esses ladrões e salafrários que tomaram conta do país.

    Cadeia neles já! Reforma política urgente. Não ao fisiologismo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: