Há Algo de Estranho na Midia Esportiva Contra as Contas em Dia do São Paulo Futebol Clube…

Muito bem informado, o setorista da rádio Jovem Pan, Marcello Lima, diz hoje em seu blog que a diretoria do São Paulo “torceu” ontem pela eliminação do Brasil contra a Espanha no Mundial Sub-20, diante dos problemas médicos enfrentados pelo elenco.

Custo a acreditar na especulação, a não ser que a diretoria do São Paulo esteja realmente enxergando apenas um palmo além do nariz.

Com a classificação diante da Espanha –  e principalmente pelo  que estão jogando – o valor a que chegaram os passes de Casemiro, Bruno Uvini e Henrique somados atingiram algo próximo de 30 milhões de euros.

Com a passagem para as finais, esse valor vai subir consideravelmente.

E essa valorização é mais uma prova do acerto e do sucesso do CT- de Cotia, num momento em que essa Diretoria – mais do que criticada – vem sendo boicotada pela midia paulista.

Aliás, esse é um tema à parte.

Tendo sido jornalista de veículos como Rádio Jovem Pan, TV Globo e Folha de São Paulo, mesmo fora da midia há bastante tempo (por iniciativa própria e demissionário da Rede Globo em cargo de chefia, saliento antes que me acusem também de “despeitado”) acompanho de perto esse trabalho há mais de trinta anos.

Só posso imaginar que algo de muito grave deva ter ocorrido dentro do São Paulo Futebol Clube no trato com a imprensa esportiva .

Digo isso em relação a jornalistas decentes, pois grande parte da midia desportiva vai na base da “boca livre” e da bajulação, vide o apoio ao notório presidente corintiano Andrés Sanches, que precisou ser desmascarado por veículos não especializados. Pois se depender da maioria da midia esportiva vai continuar fazendo o que quiser.

Para minha surpresa, até mesmo jornalistas costumeiramente equilibrados e isentos como Wanderley Nogueira entraram nessa ladainha e demonstram uma má vontade extrema.

Há um boicote generalizado – e que parece até mesmo orquestrado – contra o que se faz no Morumbi e a tônica é chamar a todos do São Paulo, ironicamente de “diferenciados”,  alegando soberba por parte de tudo e de todos do Morumbi.

Sinceramente, acredito que o São Paulo Futebol Clube passou a pagar este preço por ter conquistado uma Libertadores, um Mundial e três Brasileirões em seguida num espaço de apenas quatro anos. Explico:

Ao ver sua canção “Águas de Março” vencer uma pesquisa e ser eleita nos anos 80 para estrelar a primeira campanha mundial da Coca-Cola (concorrendo com Beatles&Cia. dentre milhares mundo afora!),  o gênio Tom Jobim sofreu enorme campanha contrária da “intelligentzia” tupiniquim, que passou a chamá-lo de “vendido”…

Que fique bem claro: ao invés de ser louvado, acredite, jovem, Tom Jobim, reverenciado mundialmente, foi duramente criticado no Brasil.  “Criança, não verás pais como este…”

Tom Jobim cunhou então a Máxima: “Fazer sucesso no Brasil é ofensa pessoal”;  e complementou: “No Brasil, quem se destaca imediatamente é taxado de corno, viado ou  ladrão”.

Seguindo a linha de pensamento do genial Maestro, que sofreu isso na pele, para os tricolores sobraram os epítetos de “bambi” e “arrogantes” após todas essas conquistas imperdoáveis.

Com as contas divulgadas e em dia (coisa rara no futebol), peitando corajosamente as máfias da CBF e da Federação Paulista, e lutando tenazmente pela criação de uma Liga Independente que seria a redenção dos clubes, eis o São Paulo sendo massacrado na midia esportiva…

Certa vez o genial Marco Aurélio Cunha levou números de penaltis marcados contra e a favor ao São Paulo nos últimos anos, em relação a Corinthians, Santos e Palmeiras: a diferença em alguns casos chegava a 10×1. Fruto do “amor” de nossas Federações pelo trabalho do São Paulo.

Números. Incontestáveis.

O tricolor do Morumbi se vê enxovalhado pela mesma midia esportiva que dá enorme abrigo e espaço aos amigos de Ricardo Teixeira, como o notório Andrés Sanches e o atual presidente do Santos, cujo maior feito até o momento foi dar calote na dívida do clube junto a bancos, prejudicando a vida do Avalista, que é o presidente anterior. Nem um jornalista se colocou na pele de Marcelo Teixeira, para ver o que é bom.

Como se não bastasse, esse presidente do Santos está deixando um rombo para os sucessores, pois – a exemplo de Corinthians e Palmeiras -vem antecipando e comprometendo as quotas de televisão de… 2012!

E qual foi o único clube paulista que não fez isso? Sim, o São Paulo Futebol Clube, superavitário.

Mas há um prêmio para a inadimplência: não contente em premiar esses homens com “chefias de delegação” da seleção brasileira cuja identidade solapou em vinte anos, Ricardo Teixeira presenteia com conquistas “via fax” os seus apoiadores. O Palmeiras chegou a receber digitalmente dois títulos  num mesmo ano de 1968 (!) para seu currículo, embora o Campeonato Brasileiro só viesse a ser criado em 1971…

E os vigilantes jornalistas esportivos “investigativos”… Nada…Nem sequer uma palavra… (apenas honrosas exceções, diga-se).

Dentre outras coisas, o São Paulo é punido pela mida por fazer um espetacular trabalho de base.

O que esses jornalistas não apontam – por exemplo – é quantos craques o Palmeiras teria revelado nos últimos…digamos…vinte anos. E se falarmos no nível de Kaká, Lucas e Casemiro, o Corinthians entra na roda, pois não sai nada melhor que Dentinho por lá…

Enquanto isso o São Paulo mantém um Centro de Formação em Cotia que zela por “Homens” antes de “Jogadores”, dando até mesmo educação e formação no idioma inglês.

O que recebe da Midia em troca: vem pagando um altíssimo custo por esse trabalho bem feito.

Mas já era de se esperar, quando a Fundação Casper Líbero (onde me formei), um legado deixado por esse  jornalista para o futuro – foi invadido e hoje tem como “Chefe de Reportagem” alguém do nível de “Chico Lang”, não dando chance aos próprios alunos lá formados (como preconizado no testamento milionário do jornalista-mecenas Cásper Líbero, que deixou Rádio e Jornal para dar emprego aos jovens. O jornal e a rádio os usurpadores  já afundaram; a TV ficou pro Chico Lang fazer apologia do Andrés Sanches).

Bem, esse “Chico” mencionado não me espanta. Assim como inúmeros jornalistas-medalhões que pedem emprego nas redações para seus “filhotes”, em claro mau exemplo de nepotismo (repare nos sobrenomes recorrentes…)

Mas gostaria de saber qual a motivação de um Wanderley Nogueira, sinceramente. Devem ter feito muito mal a ele e a tantos outros lá pelas bandas do Morumbi…

Portanto, para terminar, volto ao início do artigo: acho que Marcello Lima estava certo e a diretoria do São Paulo torceu pela eliminação do Brasil, mesmo contabilizando prejuízo.

Seu pensamento reflete o de toda uma torcida indignada com o que ocorre na CBF e magoada com a perseguição a um trabalho sério e bem feito. Aquilo que não se perdoa no Brasil.

No Brasil de José Sarney, Andrés Sanches, Ricardo Teixeira e de “jornalistas” isentos como Chico Lang.

Via Redator Bipolar, dica do Sidney

***(*) ******(*)

Anúncios

18 Respostas to “Há Algo de Estranho na Midia Esportiva Contra as Contas em Dia do São Paulo Futebol Clube…”

  1. Franklin Says:

    Acho que este texto é a chave que faltava para entender a perseguição que sofre o Morumbi, uma das razões, entre outras, do superavit tricolor.
    Tirando uma das nossas fontes de renda, poderemos entrar no vermelho e então, ao invés de fazer frente ao status quo, nos juntariamos a ele, ficando lado a lado com os que lambem as botas do ditador.
    É por isso que eu digo sempre em rodas de amigos quando o assunto é futebol.
    O São Paulo não é só filho da vanguarda do CA Paulistano, mas é uma luz entre as densas trevas que tomaram conta do nosso futebol.
    Salve Porfírio da Paz, salve Cícero Pompeu de Toledo, salve Laudo Natel, salve Marcelo Portugal Gouvea, salve Juvenal Juvêncio.
    Orgulho.

    Lina: Tem que ter orgulho mesmo. O clube é maravilhoso, formado de gente de bem, só precisamos melhorar o futebol.

  2. Renato Soares Says:

    Finalmente uma mente esclarecida colocou tudo em seus lugares.
    É a mais pura verdade.

    Lina: Concordo.

  3. Radar Soberano Says:

    Adolescente lutou na justiça para assinar contrato com o São Paulo

    O garoto Marcos Vinícius da Silva Santos, de apenas 13 anos de idade, entrou com um processo, no Fórum Cívil da Praça João Mendes, pedindo “suprimento de consentimento”, para assinar um contrato com o São Paulo.

    Alegou que tinha autorização de sua mãe, mas não do pai.

    Depois de muitas reuniões chegou-se a um denominador comum.

    E o pai do menino assinou uma carta consentindo com a operação.

    O processo foi extinto e Marcos, da cidade de Presidente Bernardes, está livre para assinar com o Tricolor.

    Sinal dos tempos…

    Blog do Paulinho

    Lina: Brincadeira. Já vi gente brigar pra sair, mas pra entrar é a primeira vez…

  4. Papito Says:

    Você assistiu o CQC ontem ?
    Os caras estavam na festa do Lucas.
    Só maravilhosa, até o Wellington estava com uma mulata linda de tirar o chapéu.

    Lina: Vai ver que é por isso que o futebol deles está essa merda. Deram de colar nos vagabundos de outros times…

    • Papito Says:

      E sobre o post, só confirma aquilo que todo mundo sabe, mas faz questão de negar.
      SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, o maior clube das Américas.

      Lina: _X_

  5. O Rei da América Says:

    Enquanto isso, do lado do muro onde ficam os beijadores de mão

    Sem essa… Irritou membros da CBF o motivo da visita dos palmeirenses Edvaldo Frasson, vice-presidente do clube, Bruno Frizzo, do marketing, e Sergio do Prado, gerente de futebol, à entidade, ontem. Consideram que o fato de os três terem entregado kits a diretores da CBF não é bem-aceito na entidade.

    Público-alvo. No total, foram dados aproximadamente uma dezena de kits, com suvenires do Palmeiras. Sergio do Prado, ex-juiz, foi o responsável por fazer o meio de campo com o departamento de arbitragem da CBF.

    Isenção. Bruno Frizzo, filho de Roberto Frizzo, vice de futebol, defende a atitude. “Nossa intenção foi apenas a de melhorar o relacionamento com a CBF. Entendi que era interessante fazer isso, sem interesse algum.”

    Painel FC

    Lina: HAHAHAHAHA, que merda…

  6. eu ja sabia Says:

    sabia

  7. Marcos Tricolor Says:

    A minha vingança é torcer contra tudo o que é CBF e o que ela representa, inclusive seus aliados, que já não são tão aliados assim.
    O fim dessa história, o tempo dirá, mas já posso vislumbrar um pedacinho da cena. Pessoas solitárias presas e com muita vergonha das coisas que terão que prestar contas.
    O SPFC é maior que toda essa lama.
    A história saberá distinguir os grandes homens dos crápulas.

    Lina: Meu amigo, duvido que alguém seja preso, mas uma bela CPI com aquelas caras de pau dando explicações seria maravilhoso, mas pra isso precisava fazer uma faxina em Brasília porque a bancada da bola defende o cagalhão maldito.

  8. Marcelo Abdul Says:

    Texto esclarecedor. Mas citar Chico Lang como jornalista é ofender o jornalismo. O São Paulo é realmente alvo de alguns veículos de comunicação que estranhamente nada dizem sobre as denúncias contra André Sanchez que pipocam na imprensa.

    Por que não o fazem?

    Lina: A imprensa no Brasil é um lixo, principalmente a imprensa televisiva. Os travecos tem um monte de puxa-sacos por ai. Tudo pela audiência…

  9. Radar Soberano Says:

    Língua afiada de Rivaldo de novo trabalha contra o clube que lhe paga salário

    Birnadas

    De Vitor Birner

    Gol contra de Rivaldo

    Depois, quando eu faço críticas, pegam no meu pé.

    Mas não dá para deixar passar.

    Rivaldo trabalhou contra o São Paulo, que paga o salário dele, quando disse:“

    Muitos querem que Neymar, Ganso e Lucas continuem no Brasil, eu sou da opção que o mais rápido tem que sair fora para pegar experiência, porque hoje não respeitam eles tanto quando forem jogar no Real Madrid e no Barcelona”

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/08/16/rivaldo-diz-que-lucas-neymar-e-ganso-tem-que-ir-o-mais-rapido-para-a-europa.htm

    Obviedades

    O São Paulo começou a reformular o elenco no final do ano passado.

    As principais apostas são os atletas revelados em Cotia.

    Será que é realmente bom para a renovação ter um veterano que aconselha aos novos a saída imediata para um clube europeu assim que aparecer a oportunidade?

    O que Lucas, Casemiro, Wellington, Luís Eduardo, Rodrigo Caio, Henrique Miranda e os outros jovens pensam sobre o assunto?

    Como sera que reagem?

    O Santos, campeão da América, manteria alguém no elenco que estimula Neymar a deixar o clube?

    Duvido muito, a não ser que a intenção fosse negociá-lo.

    Não foi a primeira vez que a língua afiada do veterano gerou algo ruim ao time grande que decidiu ainda acreditar no futebol dele.

    Aos desnorteados

    Tem um pessoal que lê e não entende as coisas simples.

    Não estou criticando o desempenho de Rivaldo, agora um pouco melhor na função de centroavante, neste post.

    A critica diz respeito ao comportamento dele.

    Escrito por Vitor Birner às 19:45 388 Comentários

  10. Finorio Says:

    Todo mundo que puxa saco das galinhas, ou está em franca decadência no jornalismo, ou vive sua vidinha enfadonha, fazendo o seu migué pra receber o seu no final do mês.
    É uma gente que envergonha a profissão de jornalista.
    A crônica esportiva é feita de gente de bem, mas tem vagabundo de mal caráter adoidado.

    Lina: Tem de monte…

  11. Denilson Martins Says:

    Lina, quem escreveu esse texto?

    Lina: Foi extraido do blog Redator Bipolar, mas não sei o nome do autor do texto e do blog…

  12. Tri-Mundial Says:

    Lina, lembra do Citadini ?
    Ele costumava dizer que o São Paulo era o queridinho da mídia.
    Olha só:
    TV Gazeta, Rede TV, Band, Globo, SporTV e SBT, todas baba ovo dos travestis.
    O post reflete a realidade. No São Paulo agora, o discurso da imprensa especializada repete o que manda o seu editor chefe: o mico de circo

    Lina: Queridinho da mídia de verdade são os travestis, você tem razão.

  13. Marcos Tricolor Says:

    Também não adianta muita coisa ter contas em dia e não contratar, consequentemente não ganhar campeonatos.
    Me lembro que quando o São Paulo ganhou a libertadores e o tri-consecutivo, só falavam do clube, do presidente e etc.
    Ganhando, eles voltam a falar bem, mas se formos iguais aos outros, vão falar daqueles que dão audiência.

    Lina: Mas o time que o São Paulo contratou e deu certo, foi usando a lei do passe que permitia fechar com jogadores 6 meses antes do fim do contrato. Não se gastou dinheiro. Agora querem manter esta maneira de negociar, o problema é que todo mundo tá ligado no movimento. Podem contratar alguns de graça, outros vão ter que pagar e outros virão da base. Mas é verdade, quando ganhamos viviam a nos bajular na mídia. O negócio é voltar a vencer.

  14. Alexandre SPFC Amaral Says:

    Lixos q execram o SPFC s/ fundamentos, mas na hora d falar a verdade sobre o Small Crúbi Chikens Paraguaias, pipocam!
    maior exemplo: o gambá mor, Neto.

    Lina: Cara, a emissora que esse cidadão trabalha nem existe na minha vida. Recomendo a você o mesmo.

  15. Radar Soberano Says:

    Lina: Eu não gosto desse velho, não inspira confiança…

  16. Guedes Says:

    Mas o São Paulo não é o queridinho da mídia ?

    Lina: Dizem que é, mas a realidade é bem outra…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: