A Maior Farsa do Futebol Paulista em Todos os Tempos ( Republicação )

Por Marcelo Abdul (*)

Apesar de não trabalhar com jornalismo mesmo sendo formado, tenho conhecimento que um profissional tem  o compromisso de informar os  fatos e não despertar polêmicas para ganhar audiência.  Veja a matéria abaixo e tire suas conclusões.

Todos os torcedores acompanharam nas últimas semanas  a polêmica envolvendo a FPF e o São Paulo FC. Uma delas seria a publicação do Manual do Campeonato Paulista de 2008 em que a revista afirma que o São Paulo FC foi rebaixado para a segunda divisão em 1991.

Vamos provar que o autores do manual, baseados numa obra de Rodolfo Kussarev, não fizeram uma pesquisa adequada. Pior, se utilizaram de uma reportagem mal feita da Folha de São Paulo pelo repórter Rodrigo Bueno  para afirmar  que o clube foi para a “Segunda Divisão” do futebol paulista.

Para piorar, um dos autores do manual do campeonato Paulista, André Fontenelle deu um exemplo de mau jornalismo ao colocar o post da reportagem da Folha e como  o “dono da verdade” ao afirmar de pés juntos que o São Paulo foi rebaixado.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24813-15260,00-O+DIA+EM+QUE+O+SAO+PAULO+FOI+REBAIXADO.html

Vamos desmascará-lo.

Em primeiro lugar não houve descenso em 1990.  Ao contrário do que Fontenelle diz,   não foi uma “cortesia”. Foi algo previsto já que nos campeonatos de 1988 e 1989 e 1990 foi definido pela FPF  que não haveria  rebaixamento.  Tudo  isso graças ao caso Ponte Preta e Bandeirante de Birigui, que voltaram pelas portas dos fundos  em 1988 e paralisaram o campeonato por alguns dias.  Veja o número de participantes e confira o inchaço do torneio ao longo dos anos.

1988 – 20 times

1989 – 22 times

1990 -24 times

1991 – 28 times

A revista Placar, uma das mais conceituadas do país, publicou uma nota falando da confusão do campeonato de 1990. Mas foi bem clara quando disse que NÃO HAVERIA REBAIXAMENTO no Paulistão daquele ano. Veja abaixo:

A reportagem é bem clara. 3 anos sem rebaixamento

Somente isso já retira o “insofismável” rebaixamento tricolor. Mas como diz Arnando César Coelho: a regra é clara.  E o regulamento da competição de 1990 não deixa a menor dúvida

Não haverá descenso: Insofismável.

 Vamos escrever a regras aqui novamente –

Parágrafo 1º do artigo 5º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.

Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especial de Futebol Profissional

Só para lembrar ao Fontenelle, a Divisão Especial era o equivalente à segunda divisão do Paulista. Então desde já se sabiam das regras que foram pré-estabelecidas até mesmo para o Campeonato de 1991.  Inclusive com as divisões dos grupos.Então a teoria de “virada de mesa” não aconteceu.  Pois mesmo que não fosse previsto o cruzamento,  já foi definido que as quatro equipes da “Divisão Especial” (segundona) ficariam no Grupo II junto com os times que não se classificaram para a terceira fase de 1990.

Agora vem o maior questionamento. O absurdo texto de Fontenelle diz o seguinte:

Em 1990, o Campeonato Paulista foi disputado por 24 times. Havia a percepção de que eram times demais. Convencionou-se, então, que apenas 14 times disputariam o campeonato de 1991 – os 14 primeiros do certame de 1990″.

Agora me pergunto: Havia a percepção de quem cara pálida? Por que pela regra do campeonato aconteceu exatamente o contrário com a adição de mais 4 clubes em 1991.

E a frase mais absurda e injustificável: De que apenas os 14 primeiros times do certame disputariam a primeira divisão. Agora vem a pergunta….e os quatro que subiriam da Divisão Especial ficariam onde?

Sim amigos. Pelas contas do Sr. Fontenelle seria a primeira vez que 4 times classificados para a primeira divisão disputariam a segundona novamente. Algo tão absurdo quanto achar Osama Bin Laden nu em Copacabana.

No entanto Olimpia, São Carlense, Marília e Rio Branco jogaram a primeira divisão no Grupo II em 1991 exatamente como previa o regulamento.

A reportagem da Folha de São Paulo não investigou e nem mesmo consultou as regras do campeonato de 1990.  Nem mesmo citou a decisão da FPF de não rebaixar ninguém até 1991.  Decisão tomada 3 anos antes.

O São Paulo disputou sim uma repescagem.  E infelizmente não conseguiu se classificar para a quarta fase.  Botafogo e Guarani conseguiram e disputaram a fase final. Nem o bugre, nem os panteras  falaram em “acesso” na época.

Vejam a classificação final da repescagem de 1990 –

Como se vê o tricolor paulista ficou em segundo na repescagem.  Os últimos colocados foram Catanduvense e Noroeste.  Num campeonato comum ambas as equipes estariam rebaixadas não é? No entanto os  dois clubes permaneceram em 1991, respeitando a regra pré-estabelecida  do campeonato de 1990.

O Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990. Regra cumprida em 1991.

 Agora a frase mais absurda de todas.

Por quê? Onde está escrito que um torneio não pode ter dez rebaixados? Na Bíblia? Se a Federação Paulista queria reduzir o número de clubes de 24 para 14, em um único ano, não haveria outra maneira a não ser rebaixando dez clubes.”

Nem na Bíblia e nem mesmo no campeonato português. Sem dúvida seria um recorde mundial digno de entrar para o Guiness. Nunca na história do futebol mundial houve um descenso nessa proporção.  Seria motivo de piada em qualquer lugar do mundo.  Novamente pergunto onde ficariam os 4 times da Divisão Especial  se a “Federação Paulista queria apenas os 14 clubes”.

Até agora Fontenelle não nos deu tal resposta.

Para terminar aqui está uma reportagem da revista Placar sobre o último jogo do São Paulo na repescagem de 1990.  Em nenhum momento a palavra “rebaixamento”, “queda” ou outro termo é citado.

Onde está o rebaixamento?

O jornal  “O Estado de São Paulo, outro veículo impresso de grande credibilidade jornalística não cita em nenhum momento o rebaixamento tricolor.   Apenas afirma o que está escrito no regulamento do campeonato. Talvez o repórter do Estadão estivesse mais atento às regras e não prestando atenção na  modorrenta seleção brasileira na Copa de 1990. Veja abaixo:

O Estadão noticia o correto: São Paulo desclassificado para a Terceira fase.

Não somos os donos da verdade. Apenas gostamos de apurar os acontecimentos  e tratá-los com a devida atenção. Erros também ocorrem no jornalismo esportivo. E a reportagem da Folha não apurou devidamente os fatos. Talvez porque toda a nata da imprensa da época estivesse preocupada com a Copa da Itália na época. As regras oficiais do campeonato paulista de 1990 não dão margem a quaquer tipo de interpretação.  O São Paulo NÃO FOI REBAIXADO para a Divisão Especial. Meus parabéns ao excelente jornalista Paulo Vinicius Coelho que fez o que todo profissional respeitado deveria imitar. Procurar os fatos e não se basear em “achismos” e teorias pessoais estapafúrdias.

(*) Marcelo Abdul, é jornalista, sãopaulino, parceiro deste blog e prima pela verdade.

http://blogdoabdul.wordpress.com/2010/03/02/republicacao-a-maior-farsa-do-futebol-paulista-em-todos-os-tempos/

***(*) ******(*)

Em tempo: Tive que postar mais sobre este assunto, porque achei o post do Abdul muuuiiiitttttoooo mais completo que qualquer um que já tocou no assunto, e quanto mais informação pra enfiar no rabo dos SENSACIONALISTAS melhor.

11 Respostas to “A Maior Farsa do Futebol Paulista em Todos os Tempos ( Republicação )”

  1. Fernando Says:

    Olha isso tbm Lina!!!

    SPFC – Nunca foi rebaixado
    @@@ Nunca Fomos Rebaixados @@@
    UMA MENTIRA CONTADA À EXAUSTÃO,TORNA-SE UMA VERDADE
    Não caia nesta.
    Se vc é daqueles que que não viveu na época,mas ouviu de um gambá mala-sem-alça ou de um porco carcamano ou mesmo na televisão,em programas esportivos pilotados por apresentadores/torcedores babacas destes times que vivem de polemica e afirmam que já caímos, vc agora pode estufar o peito e dizer sem medo de errar ou passar vergonha:
    O SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE,NOSSO TRICOLOR DO MORUMBI “NUNCA CAIU”!!!
    NEM NO CAMPEONATO PAULISTA,NEM NO CAMPEONATO BRASILEIRO
    …para desespero,inveja e raiva de nossos arqui-rivais.
    Vejam o vídeo onde o PVC da ESPN Brasil explica que apenas foi seguido o regulamento assinado por todos os times nos anos de 1990 e 1991.

    Vejam agora,as explicações dadas no Blog do Victor Birner:
    fonte:blog do Birner
    De José Renato Sátiro Santiago Jr
    Atendendo aos inúmeros pedidos, encaminho abaixo detalhes sobre os fatos ocorridos durante o Campeonato Paulista de 1990.Ele foi dividido em 2 grupos:
    Grupo 1: Corinthians, Internacional, Bragantino, Novorizontino, Palmeiras, São Paulo, Mogi-Mirim, Santos, Portuguesa, União São João, São José e Guarani.
    Grupo 2: Catanduvense, Juventus, Botafogo, XV de Piracicaba, XV de Jaú, América, Noroeste, São Bento, Santo André, Ferroviária, Ituano e Ponte Preta
    .
    1) Segundo o regulamento do Campeonato Paulista, durante as duas primeiras fases as equipes se enfrentariam dentro e fora de seus grupos. Sendo que os 12 times com melhor campanha, independentemente do grupo do qual fazia parte, se classificariam, automaticamente, para a Quarta Fase:
    O que aconteceu: As equipes classificadas foram o Corinthians, Palmeiras, Bragantino, Santos, Mogi-Mirim, Portuguesa e Novorizontino, pelo Grupo 1 e XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária, Ituano e América, pelo Grupo 2.(Regulamento Cumprido)

    2) Conforme o regulamento os campeões de cada grupo se classificariam automaticamente para a Copa do Brasil de 1991.
    O que aconteceu: Corinthians e XV de Piracicaba foram os vencedores de seus grupos e se classificaram para a Copa do Brasil de 1991. (Regulamento Cumprido)

    3) O regulamento informava que as equipes que não tivessem se posicionado entre as 12 melhores aos longos das duas primeiras fases, deveriam disputar a Terceira fase, uma espécie de repescagem. As equipes seriam divididas em dois grupos de 6.
    O que aconteceu: As equipes foram divididas em 2 grupos, o primeiro formado por Botafogo, Internacional, Santo André, São Paulo, Ponte Preta e Noroeste e o outro por Guarani, Catanduvense, São José, Juventus, União São João e São Bento. (Regulamento Cumprido)

    O que aconteceu: As equipes foram divididas em 2 grupos, o primeiro formado por Botafogo, Internacional, Santo André, São Paulo, Ponte Preta e Noroeste e o outro por Guarani, Catanduvense, São José, Juventus, União São João e São Bento. (Regulamento Cumprido)

    4) O regulamente definia que apenas os campeões de cada grupo desta terceira fase, se classificariam para a quarta fase, quando se juntariam aos demais 12 classificados anteriormente, e seriam divididos em 2 grupos de 7.
    O que aconteceu: Botafogo e Guarani foram os campeões de seus grupos e se classificaram para a Quarta fase. Nesta fase, as equipes foram divididas em 2 grupos de 7. O primeiro grupo foi formado por Bragantino, Corinthians, Botafogo, Santos, Ituano, Mogi-Mirim e XV de Jaú, o segundo grupo foi constituído por Novorizontino, Palmeiras, Guarani, Portuguesa, América, XV de Piracicaba e Ferroviária. (Regulamento Cumprido)
    .
    5) Quanto ao rebaixamento, vamos ao texto original do regulamento oficial do Campeonato Paulista de 1990. Parágrafo 1º do artigo 5º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especail de Futebol Profissional

    O que aconteceu: O Campeonato Paulista de 1991 foi constituídos por 2 grupos de 14 equipes: Grupo I formado pelos 14 classificados para a Quarta Fase do Campeonato de 1990 – Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Guarani, Bragantino, Santos, Ituano, América, Novorizontino, XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária e Mogi-Mirim; Grupo II formando pelas 10 equipes que não se classificaram para a Quarta Fase do Campeonato de 1990: São Paulo, Internacional, Santo André, Noroeste, Catanduvense, Juventus, Ponte Preta, União São João, São José e São Bento, mais 4 equipes originária da Divisão Especial de 1990 que foram: Olímpia, Marília, Sãocarlense e Rio Branco (Regulamento Cumprido)

    6) Por fim, voltando a Quarta Fase do Campeonato de 1990, o regulamento previa que os campeões de cada grupo disputariam o título
    O que aconteceu: Bragantino e Novorizontino foram campões de seus grupos e decidiram o título em 2 jogos, nos dias 22 e 26 de agosto. O título foi conquistado pelo Bragantino (Regulamento Cumprido)

    Mauro Beting, jornalista (palmeirense) comentando que o SPFC não foi rebaixado…
    http://www.lance.com.br/blogs_colunistas/mauro/comentarios.asp?idpost=10743
    Vitor Birner, jornalista, e o não rebaixamento…
    http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/
    Juca Kfouri, reconhecendo o não rebaixamento do SPFC…

    http://blogdojuca.blog.uol.com.br/
    Regulamento da FPF…

    Posição em que o SPFC terminou em 1990,
    num campeonato com 24 clubes…
    http://www.tricolormania.com.br/estatisticasnovas/paulistas.htm
    Jogos do campeonato no ano…
    http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/sp1990.htm
    Até o wikipedia prova o não rebaixamento são-paulino…
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1991
    Até site corintiano (mas de bom senso) nega o rebaixamento do SPFC…
    http://br.oleole.com/blogs/maisumcorinthiano/posts/so-paulo-rebaixado

    O pretenso rebaixamento do São Paulo no Paulista de 1990 é uma lenda urbana.
    O Tricolor foi o 15º colocado entre 24 participantes (ruim, mas longe de uma eventual “zona de rebaixamento” que, aliás, não existiu naquele ano por conta de disposição expressa do regulamento.
    Eis a verdade, e contra ela não existem argumentos…
    Até podem chorar, espernear, defender a falácia do rebaixamento são-paulino,
    mas nunca provarão um fato que não ocorreu…
    .
    Aqueles que defendem o rebaixamento do SPFC são individuos
    que pertencem a 2 grupos: Desinformados e/ou mal-intencionados…

    Corinthians caiu cinco vezes, sim! Fontes aqui!

    A HISTÓRIA DOS REBAIXAMENTOS

    -REBAIXAMENTOS COM FONTES-
    A gambazada adora proferir sem conhecimento algum que o SPFC caiu moralmente no Paulistinha, correto? O fato é que o regulamento não permitia queda e, incrivelmente, foi concebido um ano antes do torneio, assinado por todos os outros clubes. Desde quando isso é virada de mesa?. Mas, se o SPFC caiu moralmente como dizem esses imbecis, esse timeco de merda da Marginal sem número caiu cinco vezes.
    SIM, CINCO VEZES!!!!
    Taça de Prata, João Havelange e Copa União.
    João Havelange e Copa União estão no rodapé da matéria.
    http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Corinthians/0,,MUL198880-4402,00.html
    Mais uma da Copa União:
    http://www.futepoca.com.br/2006/10/leo-tem-vocao-para-segundona.html
    Esquema Ivens Mendes:
    http://conjur.estadao.com.br/static/text/38562,1
    Por que só o Atlético foi punido se o timeco da marginal comprou arbitragem também?
    Já somam quatro rebaixamentos morais, correto?
    E aí, galinhas, vão dizer que 2007 foi ilusão também?
    São milhares de fontes, se não acreditam, usem o google que acharam muitas outras.
    Se o SPFC caiu no paulista, o que não era permitido, vocês são PENTA REBAIXADOS, SIM.
    Penta rebaixamento, só o coringão tem!

    Na íntegra.

    – 1982: Depois de fazer campanha pífia no Campeonato Paulista de 1981, o Corinthians é obrigado a disputar a Taça de Prata do Campeonato Brasileiro de 1982, correspondente a Segunda Divisão do Torneio.
    Ou seja, não é a primeira vez que essa bosta cai para a segundona.

    – 1987: Corinthians termina a Copa União em último lugar (16º lugar) e só não é rebaixado pois a mesma havia sido organizada pelo Clube dos 13, e não pela CBF.
    Não costumam dizer que o SPFC caiu no Paulistão?
    Então, moralmente, assim como o SPFC, essa merda teve a sua quarta queda em sua miserável história;

    – 1994: Globo denuncia em no Jornal Nacional o “Esquema Ives Mendes” de arbitragem, envolvendo os dirigentes Mário Celso Petraglia, do Atlético/PR, e Alberto Dualib, do Corinthians. O esquema culminou no banimento de Ives Mendes do futebol e no rebaixamento do Atlético Paranaense para a segunda divisão. Ao Corinthians, misteriosamente, nada foi aplicado.A pilantragem nasceu incutida nessa raça miserável, sempre com esquemas para se manter perto dos grandes.Time pequeno;

    – 2000: O Corinthians sofre uma seqüência de 10 derrotas seguidas e é desafiado pelo Íbis, conhecido como “o pior time do mundo”. AMARELOU para o desafio! Terminou a Copa João Havelange em último e não caiu porque o torneio não foi organizado pela CBF.Seria o penta rebaixamento.
    Resumindo: esse time filho da puta já teve cinco quedas em sua história insossa

    – Em 2007 não pôde ser ajudado: caiu!!

    Chupa isso ai travequinhos!! Se fomos rebaixados no paulistão, então vcs cairam 5 vezes!!

    Lina: Boa Fernando !!! Um belo material que será guardado caso eles queiram ainda levar mais no rabo. Sabe como é, travequeiro gosta de levar no toba o tempo todo…

  2. Marcelo Abdul Says:

    O mais incrível é que muitos membros da imprensa ainda querem despertar polêmica num assunto que para mim está acabado. Na época o São Paulo foi muito mal, mas a verdade é uma só. O tricolor não se classificou para a quarta fase e ficou no Grupo II em 1991 com os times considerados mais fracos.

    No entando muitos jornalistas e torcedores, interpretaram erroneamente o regulamento. Talvez por ignorância, talvez por sacanagem mesmo. Mas querer despertar polêmica num assunto desses ainda hoje pra mim é forçar a barra e colocar um atestado de burrice na testa. Contra fatos documentados não existem argumentos. Caso encerrado.

    Obrigado Lina pela força. Quanto mais pessoas souberem dos fatos reais da época melhor. Mas o mais incrível é que esse papel deveria ser dos veículos da imprensa. No entando esses mesmos veículos preferem alimentar a polêmica e a dúvida. Pra mim isso é anti jornalismo. Quem vive de polêmica é a Sônia Abrão. Jornalista vive de prestar informação.

    Lina: Isso é como deveria ser. Mas o que me causa perplexidade e mais que isso: decepção; é que quem sempre fala dos ” jornalistas vassalos do poder corrompido”, ultimamente tem se comportado igual ou pior que eles. Porque sensacionalismo barato pra quem prega o contrário é muito pior. É como o religioso que prega o celibato e vive no puteiro.

    • Marcelo Abdul Says:

      Falou tudo. Ele fala tanto do Milton Neves mas se utilizou de um artifício do mesmo no blog dele: despertar polêmcia pra ganhar audiência. Nem o Debate Bola da intragável Band faria melhor.

      Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço.

      Meu pai sempre falou que devemos ter muito mais cuidado com esses tipos, os “donos da verdade”. Se você conseguir falar com o Fajopa, vai saber muito bem quais interesses esse cidadão defende.

      Lina: É exatamente isso. Tá faltando critério naquelas bandas. Uma pena.

  3. Fábio Barbano Says:

    Texto perfeito. Desculpe, mas depois de ler isso, quem ainda insiste falar que o São Paulo foi rebaixado é BURRO ou mal intencionado. Até o Eliéser entenderia que não houve rebaixamento algum.

    O pior é que já vi até são-paulino falando que o time caiu sim. Sabe que aquela história da mentira repetida muitas vezes? Então…

    Lina: Quem fala que o São Paulo caiu, nada mais é que filhote do bloco da inveja. Aqui no caso, filhote do bloco da inveja procurando audiência. Falar mal do TRICOLOR pode salvar um blog quiçá uma carreira…

  4. israel Says:

    ELES NÃO TEM O QUE FALAR DA GENTE, ENTAO É MELHOR CRIAR CELEUMA.

    Lina: Disse tudo. Ainda bem que mais gente enxerga o óbvio.

  5. Jumentino da Fiel Says:

    Quem falou que o Sun Paulu num caiu?
    Meu tio jorge que tem um amigo da empregada do vizinho do seu Fábio, que tem um filho que mora na Penha do lado da casa do seu Ademar que é irmão do primo do seu Arruda que é cunhado do seu andres Sanches disse que o presidente do curinta falou que é tudo verdade. E que ele num tem inveja do Sum Paulu.

    Lina: KKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. Lucas HEXA Says:

    ô inveja,….. deve ser triste não ser sãopaulino….
    Daqui vou pra casa da namorada, comprar a cerveja, dar uma na corinthiana e dpois assistir o jogão.. ahuahuahauha

    Lina: KKKKKKKKKKKKKKKKK, vai na fé brother !

  7. Alexandre SPFC Amaral Says:

    Lina,

    esse LIXO d ser humano http://terceirotempo.ig.com.br/colunistas_interna.php?id=26 disfarçado d “jornalista” escreveu uma matéria fomentando vergonhosamente essa mentira e o pior teve como fonte um fake palmeirense q emporcalhava o blog do Paulinho!! Na época lhe mandei email e até hj o knalha ñ teve peito d responder!!! Covarde Safado!!!

    Lina: Obrigado Alexandre. Mas você teria o link da matéria pra gente esculachar esse verme ?

  8. Guedes Says:

    Cheque Mate.
    Alguém ainda vai querer discutir ?

    Lina: Foda né ? Tem gente por ai que não tem mulher, só pode ser essa a razão de querer levantar um defunto desse ai.

  9. Sem Estádio e Libertadores 3×0 São Paulo « Blog do Lina Says:

    […] Primeiro: Tabu. As patéticas galinhas cairam em 2008, portanto não se deve contar tal ano uma vez que o São Paulo não poderia jogar com elas na série B, time grande não cai. […]

  10. WeB Says:

    Lembrando que as galinhas ficaram em ÚLTIMO lugar na Copa União de 87 e em PENÚLTIMO no Torneio J. Havelange 2000. Houve também virada de mesa?? A Folha/Hypermarcas e seus pseudo-jornalistas poderiam investigar isso aí.

    Lina: Pois é, elas são tri-rebaixadas. Ser fiel é um luxo. KKKKKKK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: